O terror da intolerância

Romance de estreia da escritora Irka Barrios (e também sua dissertação de mestrado em escrita criativa), publicada pela jovem editora Caos & Letras em 2019, Lauren transita entre o terror psicológico e social, com um horror que flui sempre entre o sonho e o sobrenatural para falar sobre a realidade.

Lauren é uma perigosa visita aos cantos mais esquecidos do Brasil, onde os valores tradicionais e intolerantes ainda governam o pensamento popular.

É a história da personagem que dá nome ao romance, uma menina comum de 13 anos que vive na cidadezinha de Bosque Novo, um lugar tão comum como qualquer outra cidadezinha do interior que não questiona sua rotina ou suas tradições. Lauren é vítima de bullying na escola por estar acima do peso e acaba encontrando seu lugar de glória entre violentas rinhas organizadas pelos colegas.

O ponto de conflito de Lauren está nas visões horrificantes que assombram sua vida, e que talvez sejam apenas vislumbres do verdadeiro fantasma que a atormenta: a devoção religiosa da mãe e de um pastor evangélico que ronda sua criação. Rapidamente, Lauren se encontra no epicentro de uma perseguição que flerta com uma espécie de caça às bruxas.

Um dos verdadeiros charmes da narrativa é sua constante referência a uma lenda local, a de um casal de fundadores da cidade cuja figura da esposa é descrita pelos moradores locais como uma velha feiticeira. As cenas em que Lauren ouve seu “chamado” são os pontos altos do livro.

Com uma escrita elaborada e fluída (que é o contrário de simplista), o romance encontra seu estilo próprio ao retrabalhar lugares-comuns da literatura de terror com tradições literárias das mais variadas. Saímos da referência explícita de Carrie, de Stephen King, para encontrar ecos em García Marquez e Erico Verissimo.

Lauren é um excelente estudo sobre a adolescência deslocada, o julgamento coletivo, a intolerância e o perigo do dogma religioso. Indispensável leitura para esses dias de obscurantismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s