5 autoras para conhecer no Dia da Mulher

Por Irka Barrios

1. Mariana Enriquez

A escritora e jornalista argentina ficou conhecida no Brasil pelos contos de As coisas que perdemos no fogo, publicados pela Intrínseca, que explora de forma tão competente as nossas mazelas e o período da ditadura que ainda deixa tanta cicatriz.

2. Silvina Ocampo

Também argentina, falecida em 1993. Foi silenciada por muito tempo, ofuscada pela fama de seu marido, o também escritor Adolfo Bioy Casares. Recentemente redescoberta, suas histórias fantásticas têm sido reconhecidas como fundamentais da literatura do país. No Brasil, sua coletânea A fúria e outros contos foi publicada pela Companhia das Letras.

3. Ann Radcliffe

Uma das precursoras da literatura gótica do final do século 18, esteve pau a pau com os primeiros escritores góticos e reforçou diversos conceitos da literatura de medo. Anterior a Mary Shelley, Radcliffe pode ser considerada a mãe da literatura de horror. Sua principal obra, Os mistérios de Udolpho possui várias edições em português.

4. Madame Rachilde

Autora que conheci há pouco e estou louca para saber mais. Rachilde é o pseudônimo de Marguerite Vallette-Eymery, falecida em 1953. Foi uma representante da corrente do decadentismo francês, vestia-se com roupas masculinas e alegava ter sido criada por lobos. Publicou inúmeros contos no jornal Mercure de France, dirigido pelo seu marido. Ainda não há obras dela no Brasil.

5. Verena Cavalcante

Escritora e tradutora, vive reclusa em sua casa no interior de São Paulo com “dois gatos, dois cachorros, um homem, um bebê, e seus demônios”, segundo seu perfil na DarkSide Books. É autora de Larva, pela editora Oito e Meio, e O Berro do Bode, pela Penalux.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s